sábado, 6 de agosto de 2011

No palito é mais gostoso: mini alfajor...hummm


 

 Fim de semana combina, pelo menos pra mim, com experimentar delícias na cozinha. Encontrei essa receita aqui e babei, primeiro pelo carinho com que ela descreve cada história de suas receitas, e segundo, pelo resultado, claro!
Segue a receitinha:

Ingredientes para a massa
  • 90g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 70g de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 colher de sopa de raspas de casca de laranja
  • 1 ovo
  • 180g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
Para o recheio
  • 1 xícara de doce de leite (se for argentino, melhor)
Para cobrir
  • 300g de chocolate ao leite
Faça a massa: Numa tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, o mel e o ovo até virar um creme. Junte a casca de laranja e peneire os ingredientes secos sobre o creme. Misture muito bem (vai ficar uma massa firme, porém meio pastosa). Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por uma hora para firmar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200° e forre duas assadeiras com papel manteiga.
Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa até fica com 0,5cm de espessura. Corte em rodelas com um cortador de 3cm de diâmetro, se for fazer mini alfajores, ou de 6cm se quiser dos grandes, e transfira para as assadeiras preparadas. Asse por 8 a 10 minutos, mas não é preciso deixar dourar. Os biscoitinhos ficam secos, porém macios. Deixe esfriar na assadeira.
Montagem: Aplique uma colher de café cheia de doce de leite em metade dos biscoitos. Se for fazer pirulitos, coloque os palitos sobre o doce de leite e cubra com a outra metade dos biscoitos que sobraram.
Forre uma superfície de trabalho com papel manteiga e corte a folha de transfer, se for usar.
Derreta e tempere o chocolate. Com a ajuda de um garfo, banhe os alfajores e escorra o excesso – não segure pelo palito do pirulito, pois nesse estágio somente o doce de leite não sustenta o doce o suficiente para banhar. Apóie os alfajores sobre o papel manteiga, aplique o transfer em cada um e deixe secar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos para retirar. Guarde em recipiente vedado por até 4 dias.

 Vai dizer que não ficou com água na boca...
Bom final de semana!

4 comentários:

Daiane disse...

HUMMMM que delicia!
eu quero

Mari Hart disse...

Quase tive um treco aqui!!!! Morryyyyy. Pena que não dá p/ atravessar a tela!

Mona Gouvea disse...

Que delicia,figuei com agua na boca,abraço.

Mara Lucia Bechara disse...

Dani.....isso parece demais!!!Tó num regime daqueles dos vigilantes ,então tenho que" olhar e lamber com a testa".....kkkk...
Achei demais essas cartas que vc escreve para seu filho...delicado e singelo,pq com os anos a gente acaba se esquecendo desses momentos preciosos(quem fez o bolo ,aonde estavamos,quem veio....)isso não porque queiramos ,mas na lida do dia dia é normal....amei...
bjsss
boa semana
MEU CACHIXO